terça-feira, 20 de novembro de 2012

PetNotícia: Atividades com cães transformam cotidiano de idosas

 E quem duvida do bem que eles fazem? Reportagem retirada do portal O Povo, de Fortaleza:


Atividades com cães transformam cotidiano de idosas (link)

Com o projeto Terapia Assistida por Cães, 12 idosas da Casa de Nazaré têm reabilitação física e psicológica. Atividade conta com duas cadelas. Instituição promove jantar beneficente para conseguir reforma da sede

Dona Maria de Lourdes Araújo da Silva e a cadela Aninha são parceiras na terapia oferecida na Casa de NazaréO olhar distante de uma senhora quase centenária nada refletia a menina levada, que fazia o terror em Assaré. Antes, as travessuras de infância não mais ganhavam vida através das histórias contadas por Tereza Gonçalves, carinhosamente chamada dona Cotinha. O vazio, no entanto, foi preenchido há cerca de um ano, quando dona Cotinha conheceu duas novas amigas, a Aninha e a Lua. O encontro ocorreu durante as sessões do projeto Terapia Assistida por Cães, promovido por entidade homônima no lar de idosos Casa de Nazaré.
 O projeto promove terapia física e psicológica a 12 idosas com o auxílio de duas cadelas de oito anos, das raças poodle e shih-tzu, e equipe com fisioterapeuta, psicóloga e condutora de animais. A presença dos animais é fator motivacional essencial para o projeto, conforme o fisioterapeuta Allan Fechine. Ele explica que o trabalho fisioterápico em idosos precisa enfrentar o desânimo diante de exercícios físicos. “Com o projeto, conseguimos trabalhar controle de pressão arterial, fortalecimento dos membros inferiores, equilíbrio para evitar quedas e socialização”, enumera.
As atividades trouxeram ainda resultados na coordenação motora e cognitiva das participantes, além de melhorar o relacionamento interpessoal e a afetividade, de acordo com Márcia Correia, assistente social da casa. “Muitas idosas são desamparadas. As famílias se afastam. Na interação com os cães, elas extravasam o vazio afetivo”. O medo foi um dos pontos de superação observados por ela. “Eu percebia limitações e inseguranças. Medo de ficar em pé. Hoje passaram a ter mais desenvoltura”, comemora.
Com seus 92 anos, dona Cotinha é uma das que já arriscam alguns passos sem a bengala. As cadelinhas treinadas pelo projeto vieram reacender a velha paixão por bichinhos de estimação. “Sempre gostei de animais. Tinha cachorro, gato”, relembra a prima legítima de Patativa do Assaré que adora recitar versinhos resgatados da memória para as colegas de terapia. “Oh! que saudades que tenho / Da aurora da minha vida, / Da minha infância querida / Que os anos não trazem mais!”, declamou, citando o poeta Casimiro de Abreu.
Jantar beneficente
A Casa de Nazaré completou 71 anos neste ano. De acordo com Márcia Correia, a entidade sempre esteve mesmo prédio, que até agora nunca teve reformas estruturais. Pensando em adequar o espaço para as necessidades dos idosos que vivem no local, a entidade promove jantar beneficente no dia 7 de dezembro, às 19h30min. Conforme a assistente social, qualquer pessoa pode participar da festa, adquirindo os ingressos na própria sede da casa. O dinheiro arrecadado será revertido em recursos para a obra.
ENTENDA A NOTÍCIA
Por meio do projeto Terapia Assistida por Cães, 12 idosas da Casa de Nazaré têm atividades de reabilitação física e psicológica com duas cadelas. Após um ano de trabalho, foram observadas melhorias físicas e psicológicas

Serviço 
Jantar Beneficente Casa de Nazaré
Quando: 7/12, às 19h30min
Onde: Casa de Nazaré (rua Padre João Piamarta, 465, Parreão)
Quanto: R$ 15 (venda de ingressos antecipados no local)
Outras informações: (85) 3494 6164

Nenhum comentário:

Postar um comentário